Ator
[14 / 10 / 1927 <==> 23 / 05 / 2017]
Sir Roger George Moore, mais conhecido como "Roger Moore" foi um ator Britânico, mais lembrado pelo público e fãs através do seu papel de agente James Bond (007) em vários filmes da franquia, embora tenha participado e protagonizado diversos outras produções para televisão e cinema.
Filho de George Alfred Morre, policial e de Lillian "Lily" (Papa), uma dona de casa, iniciou a carreira de ator como figurante na década de 40.
Quando seu pai investigou um assalto na casa do diretor de cinema Brian Desmond Hurst, Moore foi apresentado ao diretor e contratado como um extra para o filme de 1945, "Caesar and Cleopatra".
Depois de sua bem sucedida atuação em “César e Cleópatra” (1945), conseguiu que o codiretor do filme Brian Desmond Hurst lhe custeasse uma bolsa para estudar na Real Academy of Dramatic Arts.
Nessa época, trabalhou como modelo fazendo algumas propagandas para a televisão inglesa.
Em 1954, assinou um contrato com os estúdios MGM e partiu para os Estados Unidos.
Durante essa época, se limitou a papeis coadjuvantes, sendo que a fama só chegou quando protagonizou alguns papeis em séries para a televisão, como: “Ivanhoe” (1958-1959), “The Alaskans” (1959-1960), “Maverick” (1960-1961), “The Saint” (1962-1969) e ”The Persuaders”, quando fez dupla com Tony Curtis.
Ainda em 1967, Roger Moore foi procurado para interpretar o agente James Bond, na série de filmes 007, mas só em 1972, com a recusa de Sean Connery de continuar interpretando o personagem, Moore assumiu o papel de Bond, criado pelo escritor Ian Fleming, mas teve que cumprir algumas exigências do diretor Albert Broccoli, entre elas, cortar o cabelo e emagrecer.
Nessa época, já estava com 45 anos, dois anos a mais que Sean Connery.
A parceria que consagrou mundialmente Roger Moore durou 12 anos e produziu sete filmes, que são:
- “007 – Viva e Deixe Morrer” (1973)
- “007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro” (1974);
- “O Espião que me Amava” (1977);"
- "007 - Contra o Foguete da Morte” (1979);
- "Somente Para Seus Olhos” (1981);
- “007 - Contra Octopussy” (1983);
- Na Mira dos Assassinos” (1985).
Paralelamente à série 007, Moore atuou em diversos filmes, entre eles, “A Maldição do Ouro” (1974), “A Batalha da Vingança” (1976), “Resgate Suicida” (1980) e “Espionagem em Goa” (1981).
Após de afastar do papel de James Bond, o ator atuou em outros filmes entre eles, “O Desafio dos Milhões” (1990) e “Desafio Mortal” (1996).
Em 1991, Roger Moore se tornou embaixador da UNICEF e depois que se afastou das telas se dedicou ao trabalho social.
Em 1998 foi nomeado comandante da Ordem do Império Britânico, por seu trabalho para a UNICEF.
Em 2000 recebeu um prêmio humanitário por seus trabalhos com caridade e campanha de conscientização contra abuso aos animais.
Era um ativista contra a produção de “foie gras”.
Em 2003, a Rainha Elizabeth II o tornou Cavaleiro da Ordem do Império Britânico “Sir Roger Moore” e em 2007 recebeu uma estrela na calçada da fama em Hollywood.
Roger Moore se casou quatro vezes e teve dois filhos, Geoffrey e Christian, e uma filha Deborah.
Escreveu três livros autobiográficos onde conta as histórias de Hollywood e fatos de sua vida.
Passou seus últimos anos vivendo na Suíça ao lado da atual esposa Cristina Tholstrup, sendo que sua última aparição publica foi no Royal Festival Hall de Londres, em novembro de 2016.
Vida Pessoal:
Lucy Woodard:
Em 1946, aos 18 anos, Moore se casou com a atriz e patinadora de gelo Doorn Van Steyn (Lucy Woodard), seis anos mais velha do que ele.
Moore e Van Steyn viviam em Streatham com sua família, mas a tensão sobre o dinheiro foi algo importante e sua falta de confiança em sua habilidade de atuar teve seu impacto sobre o relacionamento, durante o qual ele supostamente sofreu abuso doméstico.
Em 1952, Moore conheceu a cantora galesa Dorothy Squires, que era 12 anos mais velha, e Van Steyn e Moore se divorciaram no ano seguinte.
Squires e Moore se casaram em Nova York e viveramm em Bexley, Kent, após o casamento.
Eles se mudaram para os Estados Unidos em 1954 para desenvolver suas carreiras, mas a tensão se desenvolveu em seu casamento devido à diferença de idade e a paixão de Moore pela estrela Dorothy Provine, sendo que então eles voltaram para o Reino Unido no ano de 1961.
Sua esposa Dorothy sofreu uma série de abortos espontâneos durante o casamento, e Moore depois disse que o resultado do casamento poderia ter sido diferente se tivessem tido filhos.
Em seu relacionamento tempestuoso, certa vez Dorothy Squires quebrou uma guitarra sobre a cabeça de Roger Moore depois de saber de seu caso com a atriz italiana Luisa Mattioli, que se tornou sua terceira esposa.
Luisa Mattioli:
Em 1961, enquanto filmava "The Rape of the Sabine Women" na Itália, Moore deixou Squires para ficar com a atriz italiana Luisa Mattioli.
Squires se recusou a aceitar sua separação, e processou Moore por perda de direitos conjugais , mas Moore recusou a ordem do tribunal para retornar a Squires em 28 dias.
Dorothy Squires também em outro incidente, quebrou janelas em uma casa na França onde Moore e Mattioli moravam, e processou o ator Kenneth More por difamação, já que Kenneth havia apresentado Roger Moore e Luisa Mattioli em um evento de caridade como "Sr. Roger Moore e sua esposa".
Moore e Mattioli viveram juntos até 1969, quando Squires finalmente concedeu-lhe o divórcio depois de terem sido separados por sete anos.
No casamento de Moore e Mattioli em abril de 1969 no Caxton Hall em Westminster, Londres, uma multidão de 600 pessoas estava do lado de fora, com mulheres gritando seu nome.
Moore teve três filhos com Mattioli: a atriz e filha Deborah (nascida em 1963) e dois filhos, Geoffrey e Christian.
Geoffrey também é um ator, e apareceu ao lado de seu pai no filme de 1976 "Sherlock Holmes", em Nova York.
Posteriormente ele co-fundou o "Hush Restaurant" em Mayfair, Londres, com Jamie Barber .
Geoffrey e sua esposa Loulou têm duas filhas.
O filho mais novo de Moore, Christian, é produtor de filmes.
Kristina Tholstrup:
Roger Moore e Mattioli se separaram em 1993, depois que Moore se sentiu atraído por uma socialite dinamarquesa chamada Kristina "Kiki" Tholstrup.
Luisa Mattioli e Kristina Tholstrup foram amigas por muito tempo, mas Mattioli foi contundente com ela no livro que posteriormente escreveu sobre seu relacionamento com Moore. descrevendo como ela se sentiu traída por Tholstrup e descartada por Moore.
Moore permaneceu em silêncio sobre seu divórcio de Mattioli, dizendo mais tarde que não queria machucar seus filhos "engajando-se em uma guerra de palavras".
Os filhos de Moore se recusaram a falar com ele por um período após o divórcio, mas depois se reconciliaram com o pai.
Mattioli se recusou a conceder divórcio a Moore até 2000, quando um acordo de 10 milhões de libras foi acordado, permitindo que Roger
Moore posteriormente se casasse com Tholstrup em 2002.
Moore disse que ele amava Tholstrup como ela era, "organizada", "serena", "amorosa" e "calma".
Problemas de Saúde:
Roger Moore teve uma série de doenças infantis, incluindo varicela, sarampo, caxumba, pneumonia dupla e icterícia.
Ele teve uma infecção de seu prepúcio aos oito anos de idade e foi submetido a uma circuncisão.
Teve também seu apêndice, amígdalas e adenoides removidos.
Moore era um sofredor de pedras nos rins a longo prazo e precisava ser hospitalizado durante a produção do filme "Live and Let Die" em 1973, e novamente enquanto filmava o filme de 1979, "Moonraker".
Em 1993, Moore foi diagnosticado com câncer de próstata e passou por tratamento bem-sucedido para a doença.
Em 2003 Moore desmaiou no palco enquanto aparecia na Broadway, e foi equipado com um marcapasso para tratar um batimento cardíaco potencialmente mortal e lento.
Ele foi diagnosticado com diabetes tipo 2 em 2013.
Alguns anos antes de sua doença final do câncer, um outro tumor foi encontrado no fígado.
Então, em 2017, durante o período de tratamento do câncer, ele teve uma queda que machucou gravemente a clavícula, o que prejudicou ainda mais sua saúde.
Causa da Morte:
Roger Moore morreu em 23/05/2017 com 89 anos em sua casa em "Crans-Montana" na Suiça, vítima de complicações de Câncer de Próstata.
Sua família estava ao seu lado durante sua morte.
Sepultamento:
O corpo de Roger Moore foi enterrado no Cemitério de Mônaco, Principado de Mônaco [Sul da França].
Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills).
98000 Monaco-Ville, Mônaco.
Coordenadas GPS (Latitude / Longitude) (Cemitério):
[43°43'45.1"N, 7°24'41.6"E]
[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
____________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
____________________________________________________________